CPI das Câmeras convoca empresas de videomonitoramento para prestar esclarecimentos sobre atuação no Rio

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o uso de sistemas de videomonitoramento em espaços públicos do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta segunda-feira (11), às 10h, uma audiência decisiva com representantes das principais empresas do setor. Estão


A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga o uso de sistemas de videomonitoramento em espaços públicos do Estado do Rio de Janeiro realiza nesta segunda-feira (11), às 10h, uma audiência decisiva com representantes das principais empresas do setor. Estão confirmadas as presenças de Erick Castiglioni Coser, diretor executivo da Gabriel Tecnologia Ltda, e Marcelo Lopes de Paula, sócio administrador do Grupo Guardião Serviços Especializados Ltda. A reunião acontece na sala 1808 do Edifício Lúcio Costa, sede da Alerj, com transmissão ao vivo pela TV Alerj.

Foco da investigação: uso indevido de imagens e atuação de cooperativas

Conhecida como CPI das Câmeras, a comissão busca esclarecer como imagens captadas por sistemas privados estão sendo utilizadas por empresas e órgãos públicos. Um dos principais alvos é o sistema “Gabriel”, que espalhou câmeras por diversos pontos da capital fluminense. Segundo o presidente da CPI, deputado Alexandre Knoploch (PL), há indícios de que a empresa opera sem licenciamento específico da prefeitura.

“A sociedade vê apenas o benefício das câmeras, como o registro de delitos. Mas precisamos investigar o que está sendo feito com os áudios e imagens captadas, além de apurar a atuação de cooperativas de seguradoras e empresas de segurança que podem estar usando essas informações para fins indevidos, como chantagens a condôminos”, alertou Knoploch.

Presenças confirmadas e temas sensíveis

Além dos empresários, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Licenciamento do Rio, Gustavo Guerrante, foi convidado para prestar esclarecimentos. Especialistas em proteção de dados também participarão da reunião, que promete trazer à tona práticas pouco conhecidas envolvendo segurança privada, recuperação de veículos roubados e o uso de tecnologia de vigilância.

A CPI das Câmeras se consolida como um dos principais instrumentos de fiscalização sobre o uso da tecnologia na segurança pública e privada do Estado.

Alerj instala CPI para investigar sistemas de câmeras em espaços públicos



Conteúdo Original

2025-08-11 07:00:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE