Gilberto, Flora e Bela postam mensagens de amor para a cantora que morreu vítima de câncer
Nesta sexta-feira (8/8), Preta Gil completaria 51 anos. Ela recebeu a homenagem de vários famosos e, claro, da família. Gilberto Gil, Flora e Bela publicaram textos carinhosos nas redes sociais. A cantora morreu em julho deste ano após lutar contra um câncer. Ano passado, ela comemorou a data com uma linda festa.
“Na Família Gil, dia 8 de agosto será sempre o dia oficial da alegria e celebração, da nossa integrante mais festiva. Uma saudade sem fim”, legendou o cantor um carrossel com várias fotos dos momentos da artista. Flora também se manifestou: “Certamente um dos dias mais felizes da vida dela. E assim seguimos com esse sorriso e essa alma cheia de brilho e de luz. Pra sempre Preta”, disse em uma foto mais recente na qual aparecia ao lado dela, no Instagram.
Veja as fotos
Familiares homenageiam Preta Gil no dia que completaria 51 anosReprodução Instagram @belagil e @floragil/ montagem

Familiares homenageiam Preta Gil no dia que completaria 51 anosReprodução Instagram @gilbertogil

Familiares homenageiam Preta Gil no dia que completaria 51 anosReprodução Instagram @floragil

Familiares homenageiam Preta Gil no dia que completaria 51 anosReprodução Instagram @belagil

Familiares homenageiam Preta Gil no dia que completaria 51 anosReprodução Instagram @belagil
Bela compartilhou uma carta aberta para a irmã: “Quando desejava felicidade ao outro, você torcia de verdade, vibrava com o sucesso alheio. Você tinha a generosidade de partilhar o que tinha de mais valioso: as pessoas que amava. Fez pontes, criou elos, juntou mundos- ano após ano você me presenteou com gente.”
Ela continuou: “Pessoas que se tornam essenciais na minha vida pessoal, profissional e pública. Hoje, no dia do seu aniversário, eu só quero agradecer. Primeiro, o seu amor de irmã. O seu carinho. O seu jeitinho de me cuidar- sua eterna bonequinha. Outro dia, uma amiga me escreveu dizendo que irmãos são uma família a parte, outro amigo disse que irmãos nos ensinam a amar horizontalmente e, posso falar? A nossa família de irmãos de sangue é a mais linda que já vi.”
Ela citou os irmãos Nara, Marília, Pedro, Maria, Bem e José, que os carrega com orgulho no coração. A apresentadora mencionou os momentos de confissão que tinha com a famosa. Bela agradeceu pela irmã ter mostrado a ela um mundo através da lente de igualdade, justiça, cuidado, coragem e amor.
“E como disse papai, ‘espero me reabastecer com tudo isso quando nos encontrarmos daqui a 50 bilhões de ano’. Viver sua irmandade foi o maior presente de todos. Que sorte. Você vive em mim com tanta força. Ah, e queria te contar que o ‘Prêt-à p’ e ‘Preta’ estão tocando no repeat aqui em casa. Como eu amo sua voz”, prosseguiu.
Em 2024, Preta celebrou o aniversário com um festão com 700 convidados que realizou no Rio de Janeiro. Famosos como Carolina Dieckmann, Enzo Celulari, Simony, Isabel Fillardis, Juliette, Luciano Huck, Angélica, Maya Massafera, Giovanna Ewbank, Amora Mautner, Marieta Severo, Tati Quebra Barraco, Narcisa, Rafa Kalimann, Sophie Charlotte, Maisa Silva, Marina Sena, Karol Conká, Pabllo Vittar, Xamã, Tiago Abravanel e Regina Casé marcaram presença.
Preta Gil morre aos 50 anos
Preta Gil morreu no dia 20 de julho, enquanto fazia um tratamento experimental contra o câncer de intestino nos Estados Unidos. Ela buscou a cura em outro país porque, no Brasil, os médicos afirmaram que não tinha mais o que fazer no caso dela. Em janeiro de 2023, ela foi diagnosticada com câncer no intestino e submetida a várias cirurgias, entre elas uma em que foi amputado seu reto.
A celebridade finalizou o tratamento de um tumor no intestino em dezembro do mesmo ano, mas a doença retornou pouco menos de um ano depois. Em dezembro de 2024, Preta passou por uma operação que durou 21 horas para retirada de vários tumores espalhados pelo corpo.
A artista faleceu enquanto se preparava para retornar ao Brasil após passar mal em uma ambulância a caminho do aeroporto. Chegou a voltar para o hospital, mas não resistiu, segundo informações obtidas por este veículo. Após a notícia do falecimento dela, inúmeros famosos, de várias áreas artísticas, lamentaram o óbito da cantora, que mostrou ser um símbolo de fé e esperança.