Cena de cão abandonado que tenta voltar para carro aos pulos choca população e reacende debate sobre impunidade; veja vídeo

Dois episódios de abandono animal na Zona Norte do Rio de Janeiro provocaram comoção nacional e reacenderam o debate sobre a crueldade e impunidade que cercam esse crime. Em Brás de Pina, um vídeo viralizou ao mostrar um cão desesperado


Dois episódios de abandono animal na Zona Norte do Rio de Janeiro provocaram comoção nacional e reacenderam o debate sobre a crueldade e impunidade que cercam esse crime. Em Brás de Pina, um vídeo viralizou ao mostrar um cão desesperado correndo atrás de um carro prata, pulando na tentativa de alcançar a janela, enquanto seu tutor o deixava para trás sem remorso. A cena, registrada por um motociclista no último sábado (2) é de partir o coração: o animal tenta, em vão, voltar ao veículo, até cair exausto no asfalto.

Horas depois, na Pavuna, câmeras de segurança flagraram duas mulheres abandonando duas cadelas filhotes, de aproximadamente quatro meses, na Rua Sargento Antônio Ernesto. As imagens mostram as mulheres soltando as guias no chão e se afastando, enquanto os animais permanecem parados, sem entender o que está acontecendo. A ONG Bichinho Feliz foi acionada por moradores e realizou o resgate das cadelas, que receberam atendimento veterinário e agora aguardam adoção responsável.

Câmeras de segurança flagraram mulhres abandonando filhotes no meio da rua (Reprodução)

Abandonar é crime — mas a punição não assusta

O abandono de animais é crime previsto no artigo 32 da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998), com pena de reclusão de 2 a 5 anos, multa e proibição de guarda. Em 2020, a Lei nº 14.064 endureceu as punições para maus-tratos contra cães e gatos. No entanto, a baixa formalização de denúncias e a lentidão na responsabilização dos autores tornam a legislação pouco eficaz na contenção da prática.

Veja quais são os bairros do Rio e as cidades do Estado com mais registros de maus-tratos contra animais

Nova proposta quer punir com suspensão da CNH

Um projeto de lei aprovado pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados propõe a suspensão da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) por até 18 meses para quem usar o veículo para abandonar animais em via pública. A medida busca dificultar a reincidência e reforçar a gravidade do ato.

Maus-tratos contra animais vira infração de trânsito!

Indignação pública e apelo por justiça

Nas redes sociais, os vídeos geraram revolta e pedidos por justiça. “É revoltante ver que ainda há quem trate vidas como lixo”, comentou uma internauta.

A ONG Bichinho Feliz foi acionada por moradores e realizou o resgate das cadelas, que receberam atendimento veterinário e agora aguardam adoção responsável (Reprodução/TVGlobo)

Como denunciar

Casos de maus-tratos e abandono podem ser denunciados à Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) ou pelo Disque Denúncia: (21) 2253-1177. Também é possível usar o aplicativo Proteção Animal Brasil, do Ministério do Meio Ambiente.

Esses episódios não são isolados. Com mais de 30 milhões de animais abandonados no Brasil, segundo a OMS, o país enfrenta uma crise silenciosa que exige ação urgente — não apenas da justiça, mas da sociedade como um todo.



Conteúdo Original

2025-08-06 15:35:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE