Performance na final da Copa América pode render à Rainha indicação ao prêmio da France Football, contudo, resta saber se partida será cotada, já que análise dos candidatos era do desempenho era entre 1ª de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025
Aos 39 anos, Marta Vieira, que também atende como Rainha do Futebol e foi eleita como a melhor jogadora da história, segue sendo o centro das atenções do futebol feminino. Entre críticas, elogios e comentários sobre ela dever se aposentar, Marta mostrou na final da Copa América que tem fôlego para continuar jogando. Foi ela quem colocou a Seleção de volta ao jogo contra a Colômbia e evitou uma derrota no tempo regulamentar. Marco que faria com que as colombianas vencessem o Brasil pela primeira vez na história e conseguissem conquistar a Copa América, um título inédito para elas. Também foi dos pés da camisa 10 que a equipe de Artur Elias ficou na vantagem na prorrogação, mas não conseguiu evitar os pênaltis.

Siga o canal da Jovem Pan Esportes e receba as principais notícias no seu WhatsApp!
A atuação de Marta na 10ª edição da Copa América rendeu a ela o troféu de melhor jogadora da competição, em um ano que marca sua despedida do torneio. As marcas alcançadas colocam Marta no caminho para concorrer a Bola de Ouro, troféu que seria a sua sétima conquista pessoal, caso seja indicada e ganhe. Mas em meio aos novos nomes que vêm surgindo e da hegemonia da espanhola Aitana Bonmatí, que detém, por dois anos seguidos o prêmio, fica o questionamento: Marta pode ser indicada e tem chances de ganhar?
Legalmente, os indicados para Bola de Ouro são analisados pelo desempenho entre 1ª de agosto de 2024 e 31 de julho de 2025, o que faria com que os números da final da Copa América fossem deixados de lado, já que a competição terminou no dia 2 de agosto. Contudo, se olharmos pelos números apresentados na temporada de 2024 e 2025, a resposta é sim. Em final de carreira, Marta nunca havia sido cotada para ficar com a premiação, porém terminou a temporada passada com títulos por clube e seleção, além de golaços como o que salvou o Brasil da derrota na final contra a Colômbia. Conquistou no ano passado seu primeiro título pelo Orlando Pride, time norte-americano, e teve também sua melhor performance desde 2017, quando chegou ao clube dos Estados Unidos. Foram 11 gols marcados.

Marta levanta o troféu de melhor jogadora da Copa América 2025 │ Lívia Villas Boas/CBF
Vale lembrar que no ano passado Marta participou da campanha da Seleção que ficou com a prata nos Jogos Olímpicos de Paris, e em dezembro, foi a vencedora da primeira edição do Marta Award, troféu entregue na cerimônia do Fifa The Best à autora do gol mais bonito da temporada feminina.
Nas redes sociais a campanha é só uma: Marta para Bola de Ouro. “Eu juro que é melhor a Marta ganhar a Bola de Ouro! Capitã no clube e na seleção, levou ambos ao título! Já passou da hora! Vamos fazer acontecer.”, escreveu o perfil @RPUSWNT no Twitter.
I swear Marta better win that ballon d or!! Captains for both country and club. Led both to a title!!! It’s overdue!!! Let’s make it happen pic.twitter.com/5a3KKaAUuq
— RP (@RPUSWNT) August 3, 2025
O ‘Mundo Pelota’, site espanhol especializado em futebol feminino, listou algumas marcas da jogadora que podem fazer dela uma forte concorrente, sendo elas as seguintes:
- NWSL Shield – troféu concedido anualmente à equipa com o melhor registo na temporada regular da National Women’s Soccer League (NWSL) dos Estados Unidos.
- Campeã da NWSL
- Campeã da Copa América Feminina
- MVP da final da Copa América
- MVP da Copa América
- 5 gols em 5 partidas de mata-mata entre clube e seleção
¿Puede ser Marta una candidata al Balón de Oro? 🐐🇧🇷
🏆 NWSL Shield
🏆 NWSL Championship
🏆 Copa América Femenina
🌟 MVP de la final de la Copa América
🌟 MVP de la Copa América.
🌟 5 goles en 5 partidos de eliminación directa que jugó entre club y selección.‘A Rainha’ está… pic.twitter.com/7hR84FQzMr
— Mundo Pelota (@mundopelotanet) August 3, 2025
Com a derrota da Espanha para Inglaterra na final da Eurocopa Feminina e o Barcelona tendo perdido o título da Champions League para o Arsenal, Aitana Bonmatí perde um pouco da força, apesar de ter sido eleita a melhor jogadora da Eurocopa, já Marta, ganha um espaço devido aos números conquistados. Em caso de uma possível indicação, a Rainha deve ter como corrente a inglesa Alessia Russo, campeã da Euro no fim de julho, e as espanholas vice-campeãs Aitana Bonmatí e Alexia Putellas. As três terminaram a temporada como nomes mais cotados para a imprensa internacional. Os indicados para Bola de Ouro saem nesta quinta-feira (7) e a premiação, organizada pela revista France Football, acontece no dia 22 de setembro.