Pela primeira vez na história, um brasileiro chega na semifinal da Copa do Mundo de tênis de mesa. Hugo Calderano desbancou, na manhã desta sexta-feira, o japonês Tomokazu Harimoto, número 3 do mundo, por 4 sets a 1 (8/11, 11/8, 11/8, 11/8 e 12/10), e se garantiu entre os quatro melhores da competição.
— Foi uma partida muito difícil. O Harimoto é um jogador de nível mundial e está em terceiro no ranking por um motivo. Ele já venceu muitas partidas importantes e difíceis. Então eu sabia que teria que jogar no meu melhor nível para ter uma chance. E acho que ele começou a partida muito, muito bem, vencendo o primeiro set. Ele também estava na frente no segundo e no quinto. Então eu tive que jogar muito bem, tanto mental quanto tecnicamente, para conseguir virar e vencer essa partida. Acho que joguei uma partida realmente excelente — disse Calderano após a partida.
Com a vitória, Calderano garantiu a primeira medalha do Brasil na Copa do Mundo de tênis de mesa. Isso porque não há na modalidade a disputa pelo terceiro lugar, ou seja, se o brasileiro perder na semifinal, ficará com a medalha de bronze.
— Claro, me sinto bem, muito feliz por garantir uma medalha. Acho que é a primeira medalha do Brasil em uma Copa do Mundo. Então estou realmente orgulhoso de representar meu país e de conquistar nossa primeira medalha em uma Copa do Mundo — completou o brasileiro.
Calderano é o único atleta não chinês a estar entre os semifinalistas. Agora, o mesa-tenista brasileiro vai encarar o Wang Chuqin, número dois do ranking da Federação Internacional de Tênis de Mesa, em busca de um lugar na decisão. A edição da Copa do Mundo de 2025 do torneio acontece em Macau, na República Popular da China, na Galaxy Arena.
A partida do brasileiro contra o adversário chinês vai acontecer na madrugada deste sábado. Segundo a Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF), o confronto está marcado para iniciar às 03h45 (horário de Brasília).
Bruna Takahashi é eliminada no feminino
Na madrugada desta sexta-feira, a Bruna Takahashi foi eliminada da Copa do Mundo de tênis de mesa. A brasileira enfrentou a chinesa Xingtong Chen, número quatro do ranking mundial, em partida válida pelas quartas de final da competição, e perdeu por 4 sets a 1 (parciais 11/8, 6/11, 13/11, 11/7 e 11/7). Esse é o melhor resultado feminino do Brasil na competição.