Filas do Jaé passam de 1h30 no primeiro dia útil de uso exclusivo, diz comissão da Câmara

Uma fiscalização da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio apontou que as filas nos postos do Jaé ultrapassaram 1h30 de espera nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil de uso exclusivo do novo sistema de bilhetagem da cidade para


Uma fiscalização da Comissão de Assuntos Urbanos da Câmara do Rio apontou que as filas nos postos do Jaé ultrapassaram 1h30 de espera nesta segunda-feira (4), primeiro dia útil de uso exclusivo do novo sistema de bilhetagem da cidade para o público geral. Ao todo, foram avaliados 13 postos de atendimento.

De acordo com o vereador Pedro Duarte (Novo), presidente da comissão, o longo tempo de espera foi um dos principais problemas encontrados pelas equipes. Duarte pretende anexar os dados à representação que enviou ao Ministério Público, pedindo que a obrigatoriedade do Jaé só entre em vigor após a resolução de todos os entraves.

A comissão identificou que, de forma geral, houve avanços na implementação do sistema, mas ainda há muita desinformação e problemas pontuais.

Além das filas para recarga e retirada dos cartões, quatro tipos de problemas foram os mais frequentes: falta de integração com o cartão verde do Jaé; empresas que fizeram recarga no RioCard referente a agosto, mas o valor não foi transferido para o Jaé; funcionários da prefeitura despreparados para auxiliar os passageiros; e falhas no aplicativo.

“Vamos reunir tudo isso e dizer à prefeitura que não dá para exigir exclusividade do Jaé enquanto esses problemas não forem resolvidos. Em relação à integração entre os modais (estadual e municipal), por exemplo, a população não pode pagar o pato porque a prefeitura e o governo do estado não se entendem”, criticou o vereador.

Pontos de fiscalização com filas para recarga e/ou retirada do cartão:

  • Jardim Oceânico (BRT): fila com mais de 50 pessoas, sob o sol, para realizar cadastro, retirada e recarga do cartão, além de resolver outros problemas.
  • Terminal Gentileza: havia cadeiras disponíveis, mas a espera era de 30 minutos.
  • Campo Grande (Supercentro do Jaé): filas grandes para retirada do cartão.
  • Madureira: filas de até 45 minutos.
  • Botafogo (Rua Dona Mariana): pessoas esperaram mais de 1h30, em alguns horários.

Outros problemas relatados por local:

  1. Botafogo – Dona Mariana
    Fila com mais de 1h30, aglomeração e desistência de atendimento.
  2. Botafogo – Praça Nelson Mandela
    Usuários não conseguiram validar cartões. Cartões unitários eram vendidos via Pix por funcionários da prefeitura. Houve clima de confusão e revolta.
  3. Barra da Tijuca – Terminal Alvorada
    Falta de informação. Posto de atendimento lotado. Créditos não apareciam e cartões pedidos há mais de 15 dias ainda não tinham sido entregues.
  4. Barra da Tijuca – Jardim Oceânico
    Fila sob o sol cruzando a passarela. Apenas um atendente do Jaé. Três funcionários da Seop estavam no local, mas sem conseguir orientar adequadamente. Muitas reclamações sobre a falta de integração com o cartão verde.
  5. Madureira
    Falha em uma máquina de recarga e em um guichê. Relatos de problemas com a integração. Fila de até 45 minutos.
  6. Deodoro
    Uma máquina fora de serviço e o contêiner do Jaé estava lacrado. Atendimentos foram transferidos para a Vila Olímpica, a 120 metros da estação.
  7. São Cristóvão
    Sem maiores problemas.
  8. Méier
    Sem maiores problemas.
  9. Terminal Gentileza
    Fila de 30 minutos.
  10. Bangu
    Não há validadores na Nave do Conhecimento de Padre Miguel, apesar de ser um ponto oficial de retirada do Jaé.
  11. Campo Grande
    Filas enormes e falta de informações. Muitas queixas sobre reembolso do RioCard.

Em nota, a prefeitura afirmou que “está acompanhando de perto os primeiros dias de operação exclusiva do Jaé nos transportes municipais. Equipes foram mobilizadas ainda de madrugada por toda a cidade para orientar, auxiliar os passageiros e garantir uma transição tranquila.

Nesta manhã, a operação transcorreu de forma positiva e dentro do esperado para o primeiro dia útil. Até 12h, 1 milhão de pessoas utilizaram o Jaé — um crescimento de 168% em relação ao mesmo período da segunda-feira passada. Mais de 80% dos usuários do transporte público municipal já estão utilizando o novo sistema.

Eventuais problemas estão sendo prontamente identificados e solucionados em parceria com a equipe do Jaé, com o objetivo de assegurar uma resposta rápida e eficiente para os usuários.

Desde junho, o atendimento nos postos do Jaé foi significativamente reforçado. Seis novos superpostos foram criados, totalizando 19 unidades em funcionamento. Além disso, o horário de atendimento foi ampliado, passando a funcionar das 7h às 19h, para melhor atender à população.”



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE