Criminalidade despenca em Niterói e atinge menor índice da história em julho

O município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, registrou em julho o menor índice de criminalidade desde o início das estatísticas, em 2003. Dados preliminares do Observatório de Segurança Pública da cidade, que utiliza informações das delegacias locais e


O município de Niterói, na Região Metropolitana do Rio, registrou em julho o menor índice de criminalidade desde o início das estatísticas, em 2003. Dados preliminares do Observatório de Segurança Pública da cidade, que utiliza informações das delegacias locais e do 12º BPM, indicam uma redução expressiva em diversos indicadores de violência.

Índices de letalidade violenta e roubos

A letalidade violenta — que engloba todos os crimes contra a vida — caiu 55,56%, com apenas quatro registros no mês, o menor número desde o início do levantamento.

Os roubos de rua tiveram queda de quase 30%, passando de 97 para 68 casos. Também foram registrados índices históricos mínimos nos roubos de cargas e de estabelecimentos comerciais, com apenas um caso cada. Os roubos de veículos caíram 19%.

Imagem do WhatsApp de 2025 08 04 as 10.05.06 90253f3c
Imagem do WhatsApp de 2025 08 04 as 10.05.06 697874d3
Imagem do WhatsApp de 2025 08 04 as 10.05.06 32f060a5
Imagem do WhatsApp de 2025 08 04 as 10.05.06 82b84e87

Prefeito destaca investimentos em segurança

O prefeito Rodrigo Neves (PDT) atribui esses resultados aos investimentos em tecnologia, à integração das forças de segurança e a ações sociais. Ele destacou o programa Pacto Niterói Contra a Violência, que prevê monitoramento por câmeras, reforço policial e prevenção social, especialmente entre os jovens.

“Desde janeiro, quando assumi este novo mandato, estamos investindo R$ 1 milhão por mês no reforço do Proeis, para ampliar a presença da Polícia Militar nas ruas de Niterói. Estamos no caminho certo. Não há soluções simples para problemas complexos como a segurança pública, mas acreditamos que, investindo, vamos avançar”, afirmou Neves.

Pressão às seguradoras de veículos

O prefeito também anunciou que vai pressionar as seguradoras para que reduzam o preço dos seguros de veículos, acompanhando a queda da criminalidade. Além disso, no dia 12 de agosto, será lançado o Pacto Niterói Contra a Violência II, que orientará as políticas de segurança pelos próximos dez anos, com novos investimentos em tecnologia e ações voltadas à redução da desigualdade social.

O secretário de Ordem Pública, Gilson Chagas, ressaltou que cada percentual a menos representa mais tranquilidade para a população.

“Os números falam por si. São a prova do trabalho incansável das nossas forças de segurança, do investimento em inteligência, tecnologia e também da parceria com a população, que acolhe as iniciativas”, finalizou o secretário.



Conteúdo Original

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE