Estreia do Jaé em primeiro dia útil exclusivo tem passageiros desprevenidos e reclamações

O cartão Jaé enfrentou seu primeiro grande teste de fogo, nesta segunda-feira (4), desde que passou a operar de forma exclusiva nos transportes municipais do Rio, incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos”. O dia foi marcado por filas, falhas


O cartão Jaé enfrentou seu primeiro grande teste de fogo, nesta segunda-feira (4), desde que passou a operar de forma exclusiva nos transportes municipais do Rio, incluindo ônibus, BRTs, VLTs, vans e “cabritinhos”. O dia foi marcado por filas, falhas no sistema e passageiros desprevenidos, que enfrentaram dificuldades para embarcar rumo aos compromissos do dia.

As informações são do jornal O Globo.

Com a mudança, o Riocard deixou de ser aceito nesses modais, exceto para quem possui o Bilhete Único Intermunicipal (BUI). Embora a transição tenha sido anunciada, muitos passageiros ainda tentaram usar o cartão antigo, enquanto outros tiveram problemas ao carregar ou validar o Jaé.

Desde 5 de junho, beneficiários de gratuidades — como idosos, pessoas com deficiência, portadores de doenças crônicas e estudantes — já estavam obrigados a utilizar o novo sistema. A partir do último sábado (2), a exigência foi estendida a todos os usuários dos transportes municipais.

Filas, dúvidas e falhas nos cartões do Jaé

Nesta segunda, filas se formaram em terminais como o do Alvorada, na Barra da Tijuca, e em máquinas de autoatendimento para emissão e recarga do Jaé. Houve relatos de cartões presos nas máquinas, falhas nos validadores e passageiros que precisaram pagar em dinheiro para não perder a viagem.

Outro ponto de preocupação foi o saldo do Riocard. Quem ainda possui créditos no cartão antigo pode solicitar reembolso para conta bancária, desde que o cartão esteja vinculado ao CPF do usuário. No caso de vale-transporte, é necessária a autorização da empresa empregadora.

Prefeitura e Rio Ônibus monitoram operação do Jaé

O Rio Ônibus informou que acompanha os problemas junto à Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e lembrou que o pagamento da tarifa continua obrigatório, seja por meio do Jaé, QR Code do aplicativo, dinheiro em espécie ou, no caso do BUI, com Riocard.

Para reduzir transtornos, a Prefeitura do Rio destacou equipes nos principais pontos de transporte para orientar passageiros e garantiu que ninguém ficaria sem embarcar em caso de falha comprovada. Atualmente, cerca de 76% a 77% das viagens já são realizadas com o Jaé, o que representa 3 milhões de deslocamentos diários.

“O comando que nós demos para todo o pessoal da prefeitura é de que ninguém vai deixar de embarcar. Se houver algum problema real, nossas equipes estão nos principais pontos de ônibus e terminais para resolver”, disse o prefeito Eduardo Paes (PSD), em entrevista ao Bom Dia Rio, da TV Globo.

Integração do Jaé com transportes estaduais

Até agora, apenas o metrô aceita o Jaé entre os modais estaduais. A integração tarifária, quando há desconto no valor das passagens, vale apenas em alguns casos:

  • Metrô + BRT: tarifa integrada de R$ 9,70 (sem integração, R$ 12,60).
  • Metrô + ônibus municipal (antigo metrô de superfície): linhas 309, 538, 539, 548, 583 e 584 custam apenas a tarifa do metrô (R$ 7,90).
  • Metrô + vans legalizadas (Rocinha e Vidigal): tarifa integrada de R$ 8,80.

Barcas, trens e ônibus intermunicipais ainda não aceitam o Jaé. O Bilhete Único Intermunicipal (BUI), com integrações por R$ 8,55, e a tarifa social de R$ 5 continuam exclusivos do Riocard.

Integração do Jaé no transporte municipal

Na capital, o Bilhete Único Carioca — agora operado pelo Jaé — mantém a integração entre transportes municipais por R$ 4,70.

  • Com BRT: até 3 integrações em 3 horas entre ônibus municipais, BRT, VLT e vans legalizadas.
  • Sem BRT: até 2 integrações em 3 horas entre ônibus municipais, VLT e vans legalizadas.

Como solicitar o cartão Jaé

A Secretaria Municipal de Transportes orienta que quem ainda não possui o cartão físico utilize o aplicativo Jaé, disponível para iOS e Android, que gera QR Code para pagamento.

Quem preferir o cartão físico pode solicitá-lo em postos de atendimento espalhados pela cidade. O cadastro também pode ser feito pelo aplicativo, que permite acompanhar saldos e recargas.

Superpostos

Funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h:

  • Clube do Servidor – Rua Ulysses Guimarães, s/nº – Cidade Nova
  • Nave do Conhecimento do Engenho de Dentro – Rua Arquias Cordeiro, 1516
  • Campo Grande – Centro Esportivo Miécimo da Silva, Rua Olinda Ellis, 470
  • Vila Olímpica de Deodoro – Estrada do Camboatá, s/nº – Deodoro

Demais postos

Funcionam de segunda a sábado, das 7h às 19h, exceto onde indicado:

  • Botafogo – Rua Dona Mariana, 48
  • Centro 1 (CASS – Prefeitura) – Rua Ulysses Guimarães, 214 – Cidade Nova
    (segunda a sexta, das 9h às 17h, exceto feriados)
  • Barra da Tijuca – Terminal BRT Alvorada, Av. das Américas, s/nº
  • Barra da Tijuca – Terminal BRT Jardim Oceânico, Av. Armando Lombardi, 705
  • Madureira – Terminal BRT Paulo da Portela, Rua Padre Manso, s/nº
    (atendimento ao público geral a partir de 25 de junho)
  • Madureira – Shopping São Luiz, Av. Ministro Edgard Romero, 81
    (exclusivo para gratuidades desde 25 de junho)
  • Planetário da Gávea – Rua Vice-Governador Rubens Berardo, 100
  • Santa Cruz – Rua Felipe Cardoso, 148, loja H
  • Guaratiba – Terminal Pingo D’Água, Estrada da Pedra
  • Taquara 2 – Clube Recreativo Português, Rua Ariapó, 50, loja 107
  • Terminal Gentileza – Av. Francisco Bicalho, São Cristóvão, Loja 32
  • Arena Jovelina Pérola Negra – Praça Ênio, s/nº – Pavuna
  • Nave do Conhecimento de Padre Miguel – Rua Bom Sossego, 380



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