Polícia abre inquérito para investigar padre que ironizou fé de Preta Gil | Brasil

Sacerdote fez declarações sobre a religião de Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, durante missa – Reprodução / Redes sociais Sacerdote fez declarações sobre a religião de Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, durante




Sacerdote fez declarações sobre a religião de Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, durante missaReprodução / Redes sociais

A Polícia Civil instaurou, nesta quarta-feira (30), um inquérito para investigar a denúncia de racismo religioso contra o padre Danilo César, que questionou a fé da cantora Preta Gil durante uma missa celebrada no último domingo (27), na cidade de Areial, na Paraíba.

O inquérito foi instaurado após uma associação de religiões de matriz afro-indígena denunciar, na terça-feira (29), o padre Danilo por suposto racismo religioso. Na ocasião, o sacerdote fez declarações sobre a religião da cantora Preta Gil, que faleceu no dia 20 de julho, em decorrência de um câncer no intestino. A informação é do “Jornal da Paraíba”.

“Gilberto Gil fez uma oração aos orixás. Cadê esses orixás que não ressuscitaram Preta Gil? Já enterraram?”, disse Danilo César, em referência ao Candomblé.

O padre também criticou os fiéis que recorrem a “essas coisas ocultas”.

“E tem católico que pede essas coisas ocultas, eu só queria que o diabo viesse e levasse. No dia seguinte quando acordar lá, acordar com calor no inferno, você não sabe o que vai fazer. Tem gente que não vai aqui (Areial), mas vai em Puxinanã, em Pocinhos, mas eu fico sabendo. Não deixe essa vida não pra você ver o que acontece. A conta que a besta fera cobra é bem baratinha”, declarou.

A missa foi removida do canal da Paróquia de Areial no YouTube, mas trechos foram compartilhados nas redes sociais. A Diocese de Campina Grande, responsável pela Paróquia de Areial, divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira, em resposta à repercussão do caso. 

“O sacerdote, através da assessoria jurídica, irá prestar todos os esclarecimentos necessários aos órgãos competentes. A Diocese reitera seu compromisso com os direitos constitucionais da liberdade de crença e de culto, da igualdade e não discriminação religiosa, do direito à honra e à imagem dos mortos e do princípio da dignidade da pessoa humana”, diz uma parte da nota.

Morte de Preta Gil

A cantora morreu no domingo, 20, em Nova York, Estados Unidos. Ela lidava com um câncer colorretal desde 2023, motivo pelo qual procurou o país, em busca de métodos alternativos de tratamento

Após a morte de Preta Gil, seu corpo foi trazido para o Brasil. Foi realizado um velório em sua homenagem na última sexta-feira, 25, no Theatro Municipal. A homenagem foi aberta ao público e contou com amigos próximos, como a atriz Carolina Dieckmann e a cantora Ivete Sangalo, além de fãs e da família, como seu filho Francisco Gil.

Após o velório, o corpo da cantora foi cremado. Ocorreram duas missas de sétimo dia em sua homenagem: uma em Salvador, no último sábado, 26, e outra no Rio de Janeiro, na segunda, 28.

* Com informações do Estadão Conteúdo



Conteúdo Original

2025-07-31 11:58:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE