Com o apoio da Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher de Maricá (COMDIM/Maricá) deu início, na noite desta sexta-feira (18/07), à 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres.
Realizado no Centro de Esportes Unificados (CEU) de Itapeba, o evento reuniu mulheres de diversas partes do município para discutir temas como igualdade de gênero, saúde, educação, violência e empoderamento feminino, com o objetivo de fortalecer as políticas públicas para as mulheres de Maricá e além.
A mesa de abertura foi marcada por discursos sobre a importância da luta pela igualdade de direitos, com destaque para as ações no município, que tem se destacado no enfrentamento à violência de gênero e na promoção da autonomia da mulher.
A secretária de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, Ingrid Bastos, reforçou a importância da participação ativa das mulheres nos processos de construção de políticas públicas. “Política pública a gente não faz sozinho. É necessário para que tenhamos, posteriormente, nas conferências estadual e nacional, políticas que sejam realmente abrangentes para todas as mulheres”, afirmou.
Márcia Passos, representante do coletivo de mulheres “Luz Negra”, destacou que a Conferência é resultado de muita luta. “Hoje temos uma Conferência, com quatro vereadoras presentes, que mostra que a nossa caminhada é uma evolução, e que não pode parar!”, disse.
Em seguida, as participantes puderam assistir a uma palestra principal, que abordou os sobre os desafios e conquistas das mulheres nas últimas décadas, destacando a importância da união dos movimentos sociais para a garantia de direitos e a construção de uma sociedade mais justa. O momento também contou com uma apresentação cultural, que trouxe à tona a riqueza da cultura local e a força das mulheres de Maricá.
O dia foi encerrado com um coquetel de confraternização, onde as participantes puderam trocar experiências e fortalecer o compromisso coletivo na luta por mais direitos, dignidade e respeito para todas as mulheres.
A 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres segue no sábado (19/07) com uma série de debates em grupos temáticos, onde questões como saúde, educação, empregabilidade e violência serão discutidas em profundidade. As delegadas serão eleitas ao final do evento, e um texto final será aprovado, consolidando as propostas e diretrizes para o avanço das políticas públicas voltadas para as mulheres de Maricá.
Programação de Sábado (19/07)
9h: Credenciamento e coffee break
10h15: Leitura e aprovação do regimento
14h: Debates em grupos temáticos (Saúde, Educação, Empregabilidade, Violência)
16h: Leitura e aprovação do texto final
17h: Eleição das delegadas
18h: Encerramento oficial
2025-07-19 08:56:00