Apresentações marcam 80 anos da Academia Brasileira de Música

Terminam neste sábado (19) as apresentações em comemoração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música. Fundada pelo maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, a instituição, sem fins lucrativos, é órgão técnico consultivo do governo federal e trabalha na disseminação da


Terminam neste sábado (19) as apresentações em comemoração aos 80 anos da Academia Brasileira de Música. Fundada pelo maestro e compositor Heitor Villa-Lobos, a instituição, sem fins lucrativos, é órgão técnico consultivo do governo federal e trabalha na disseminação da música brasileira em diferentes frentes.

Nesta sexta-feira (18), ocorre o terceiro programa, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, com apresentação da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob a regência do acadêmico Roberto Duarte. O último concerto será realizado no sábado, no mesmo local, com a Orquestra Sinfônica Nacional da Universidade Federal Fluminense, sob a regência de Marcelo Falcão.

André Cardoso, presidente da academia, destaca a importância da data:

“Comemorar 80 anos tem um significado muito especial, não só pela data redonda, porque a Academia Brasileira de Música, ao longo dessas décadas, implementou uma série de ações em prol da música brasileira. Ou seja, é uma instituição que foi criada para promover, divulgar, incentivar a produção musical brasileira”.

Ele destaca ainda que, entre as ações da instituição, estão séries de concertos, publicações de livros, participação em eventos e incentivo à divulgação da obra de Heitor Villa-Lobos. É a mais longa trajetória voltada à divulgação da música de concerto do país.




Conteúdo Original

2025-07-18 19:15:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE