Celulares recuperados pela Polícia CivilDivulgação / Polícia Civil
Rio – A Polícia Civil está convocando vítimas de roubos e furtos de celulares para que os aparelhos possam ser devolvidos aos seus legítimos donos. O contato é feito através de ligação ou mensagem de WhatsApp pelos telefones funcionais das delegacias, segundo anunciou a corporação em comunicado desta quinta-feira (17). A restituição ocorrerá ainda neste mês.
Na capital, as entregas ocorrerão na Cidade da Polícia, Zona Norte do Rio. No restante da Região Metropolitana, os proprietários deverão procurar a 52ª DP (Nova Iguaçu), 55ª DP (Queimados), 59ª DP (Duque de Caxias), 65ª DP (Magé), 74ª DP (Alcântara) e 76ª DP (Niterói). Já no interior, a devolução será feita nas distritais de cada município.
Receptação
No final de junho, a Polícia Civil fez uma ação de devolução de celulares que vieram de crimes e que estavam em posse de terceiros. Na ocasião, cerca de 3 mil novos usuários dos dispositivos foram comunicados de que deveriam devolvê-los em um prazo de até 72 horas. Aproximadamente mil pessoas procuraram delegacias para fazer a entrega voluntária.
Após esse período, no entanto, quem não devolveu o aparelho passou a ser alvo de investigação por receptação. Quem não compareceu à delegacia ainda pode fazer a entrega voluntária. Inquéritos estão sendo instaurados para investigar a responsabilidade criminal.
A Polícia Civil recomenda que os consumidores procurem lojas confiáveis, desconfiem de preços abaixo dos praticados no mercado e exijam sempre a nota fiscal.
2025-07-17 11:29:00