A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, levou muita energia e um ritmo genuinamente misturado de todas as regiões do Brasil com o show histórico da banda BaianaSystem, na abertura da segunda semana do 2º Festival de Blues, Jazz e Rock. A noite desta quinta-feira (10/07), na orla do Parque Nanci, ficou marcada com uma programação que reuniu música autoral e muita agitação. O palco também teve as apresentações da banda Thunderock e da cantora Roberta Tilio, que embalaram o público maricaense.
Com a fusão de guitarra baiana, percussão eletrônica e influências afro-latinas, o BaianaSystem, grupo natural de Salvador, na Bahia, levantou o público com músicas como Dia da Caça, Sulamericano e Lucro. Com mensagens sociais fortes, visuais marcantes e batidas intensas, a banda transformou a orla de Maricá em um verdadeiro encontro de música e identidade cultural.
“A energia estava surreal. A gente sente que a cidade está crescendo culturalmente, trazendo artistas de peso e eventos de qualidade. Isso muda a relação das pessoas com o espaço público”, disse Pedro Lima, de 27 anos, morador do bairro Mumbuca, que compareceu ao evento com amigos.
Para a aposentada Regina Teixeira, de 63 anos, que mora no Centro, o festival significou mais do que entretenimento:
“É uma alegria ver Maricá promovendo um evento desse porte, com estrutura, segurança e muita música boa. É um orgulho para nós moradores”, afirmou.
O festival, que é promovido pela Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Cultura e das Utopias, tem apoio das secretarias de Comunicação Social, Promoção de Eventos e de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno. Além dos shows, o evento fomenta a economia criativa com a feira Maricá Mostra Cultura, o Polo Cervejeiro e a Rota Maricá de Gastronomia e Hotelaria, alavancando o turismo cultural e o desenvolvimento local.
“Estamos fazendo história na cultura de Maricá. Já é um ano de grandes realizações, como a Universidade do Carnaval, a Casa das Utopias e agora esse festival, que traz artistas de renome para os nossos cidadãos e visitantes”, destacou o secretário de Cultura e das Utopias, Sady Bianchin.
A programação segue até domingo (13/07), com nomes como Hamilton de Holanda, Blues Etílicos, Flávio Venturini e o encerramento com Barão Vermelho, no Dia Mundial do Rock.
Programação:
Sexta, 11/07
- Sambatuque
- Márvio Ciribelli
- Carlos Malta & Pife Muderno 30 anos convidam Hamilton de Holanda e Matu Miranda
Sábado, 12/07
- Walas
- Vizinhos de Marte
- Izabel Salles
- Blues Etílicos
- Flávio Venturini
Domingo, 13/07
- Paul Rock
- OnVecna
- Roller Coasters
- Barão Vermelho
2025-07-11 11:13:00