Lideranças femininas fluminenses conhecem políticas para mulheres implementadas em Niterói – Prefeitura Municipal de Niterói

Niterói foi palco de um grande encontro de lideranças femininas. A gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, recebeu representantes de vários municípios fluminenses para apresentar as políticas públicas para mulheres implementadas na cidade.


Niterói foi palco de um grande encontro de lideranças femininas. A gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados, Fernanda Sixel Neves, recebeu representantes de vários municípios fluminenses para apresentar as políticas públicas para mulheres implementadas na cidade. O grupo também visitou três espaços preparados para oferecer atendimento humanizado: a Sala Lilás, no Posto Regional de Polícia Técnica Científica (PRPTC/IML), no Barreto; o Espaço Empreender Mulher, no Centro; e o Núcleo de Atendimento à Mulher (Nuam), no Plaza Shopping.

Antes da visita, houve um almoço de confraternização com mais de 30 representantes de cidades de diferentes regiões do Estado do Rio, como Juliana Mendonça, primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Itaocara; Priscila Peixoto, vereadora de Carmo; e Claudia Fantana, ex-vereadora de Comendador Levy Gasparian. Também estiveram presentes o secretário executivo de Niterói, Felipe Peixoto, e o deputado federal Hugo Leal.

Fernanda Sixel Neves destacou que, quando assumiu a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (CODIM), compreendeu que a política pública voltada para as mulheres deve ser tratada como uma agenda transversal, que vai além do enfrentamento à violência. Segundo ela, é fundamental uma abordagem integral, que contemple aspectos como a maternidade, o empreendedorismo, a saúde e a diversidade.

“Apresentamos a experiência de Niterói na construção de uma política pública sólida, transversal e comprometida com a vida das mulheres. Temos uma Secretaria da Mulher, grande conquista, mas trabalhamos a pauta de gênero de forma transversal e intersetorial na Prefeitura, desde o acolhimento às vítimas de violência até a conquista da sua autonomia econômica”, explicou ela.

A gestora do Escritório de Políticas Transversais de Direitos e Cuidados lembrou que, em Niterói, o trabalho é fruto de duas décadas de construção coletiva, resultando em um conjunto de políticas estruturadas com a rede local, desde o acolhimento, passando pela proteção e promoção da autonomia feminina.

“Iniciativas como o curso Mulher Líder, o Auxílio Social, o Espaço Empreender Mulher e as mais recentes, como o aplicativo SOS Mulher, da nossa Patrulha Guardiãs Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal, contribuíram para que a cidade se tornasse uma referência no Estado do Rio e no Brasil, com reconhecimento internacional, como um território que cuida, protege e emancipa suas mulheres”, ressaltou Fernanda Sixel Neves.

O secretário executivo Felipe Peixoto observou que as ações afirmativas para mulheres estão cada vez mais presentes nas esferas pública e privada, mas nem sempre é fácil tratar desse tema.

“Muitas vezes é difícil levantar essa pauta, especialmente em cidades mais conservadoras, onde os prefeitos não têm essa sensibilidade e misturam a questão feminina com outras áreas. Em Niterói é dada a devida relevância para as mulheres”, afirmou Felipe Peixoto.

Hugo Leal enfatizou que é preciso avançar ainda mais nas políticas de inclusão, uma vez que a marca deixada pelas mulheres na sociedade é muito forte.

“Quero estar vivo para ver o 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, ser uma data marcante, mas que a igualdade de oportunidades seja tão clara, tão óbvia, que a gente não precise mais fazer essa reflexão sobre falta de espaços”, disse o deputado federal.

Ao se despedir do grupo, Juliana Mendonça, primeira-dama e secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Itaocara, agradeceu a oportunidade de conhecer o trabalho de Niterói.

“Essa troca foi muito especial. Voltaremos para os nossos municípios com uma bagagem muito grande, com gás mesmo, para poder lutar e continuar, fazendo a diferença na vida de outras mulheres”, garantiu ela.

Foto: Luciana Carneiro



Conteúdo Original

2025-07-07 10:14:00

Posts Recentes

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE