No domingo, dia 6 de julho, 134º Aniversário da Cidade, Teresópolis ganha de presente duas unidades de referência regional para o acompanhamento de crianças com desenvolvimento cognitivo ou neurológico diferente do que se considera como padrão: o Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas e o Centro Hípico de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas.
Os dois espaços serão inaugurados pelo Prefeito Leonardo Vasconcellos, cumprindo compromisso assumido por ele com a população para oferecer terapia especializada a crianças neuroatípicas, com a inclusão e o apoio a suas famílias.
Vinculados à Secretaria Municipal de Saúde, os dois centros vão funcionar em parceria com instituições credenciadas pelo município que, juntas, têm capacidade para atender até 1.600 crianças neuroatípicas.
Teresópolis: população ganha novos ônibus no transporte municipal
As entidades participaram do Edital de Chamamento Público SMS nº 01/2025 (https://atos.teresopolis.rj.gov.br/diario/#/diario/2993), lançado pela Secretaria de Saúde para o credenciamento de prestadores de serviços especializados no tratamento de pessoas com o transtorno do espectro autista (TEA) destinados aos usuários do SUS.
UPA Teresópolis consolida liderança regional e atrai centenas de pacientes de outras cidades
Atendimento multidisciplinar : Ocupando um espaço bem estruturado no Vale do Paraíso (Travessa Alexandre Fleming, 100), o Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas oferecerá atendimento gratuito, com avaliações integrais, planos terapêuticos personalizados e oficinas criativas, sempre com o olhar atento e humano de uma equipe formada por psicólogos, psicopedagogos, psicomotricistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, musicoterapeutas, arteterapeutas e nutricionistas.
Parceria internacional revoluciona saúde pública em Teresópolis
Equoterapia : Instalado na Posse, o Centro Hípico de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas atende a uma indicação legislativa do Vereador Dudu do Resgate. É considerado o maior do estado do Rio de Janeiro a oferecer, de forma gratuita, a prática que utiliza o movimento tridimensional do cavalo como recurso terapêutico. Através dela, são observados avanços na coordenação motora, equilíbrio, força muscular, consciência corporal, atenção, flexibilidade cognitiva, autoestima e autorregulação emocional. Outras duas frentes serão realizadas no espaço: a psicopedagogia e a psicologia, com atividades em contato com animais, hortas, lagos e trilhas, que se transformam em recursos terapêuticos ricos em estímulos sensoriais, emocionais e cognitivos.
Serviço:
Dia: 6 de julho, domingo
• Inauguração do Centro de Atendimento Multidisciplinar para Crianças Neuroatípicas
Hora: 13h30Local: Travessa Alexandre Fleming, 100, Vale do Paraíso
• Inauguração do Centro Hípico de Equoterapia para Crianças Neuroatípicas
Hora: 15h30
Local: Estrada Claussen, 120, Posse
2025-07-04 11:29:00