Jovens do projeto Geração UPP, da Polícia Militar do Rio (PMERJ), subiram ao pódio no Campeonato Brasileiro de Jiu-Jítsu Kids, realizado no último fim de semana em Barueri (SP). Ao todo, 56 atletas de comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) representaram o estado do Rio na competição — considerada a mais importante do país para as categorias de base — e voltaram para casa com 24 medalhas: foram quatro de ouro, oito de prata e 12 de bronze.
O grupo é formado por crianças e adolescentes de comunidades como Providência, Barreira do Vasco, Manguinhos, Rocinha, Santa Marta, Formiga, Cidade de Deus e Batan. A participação na competição foi possível graças a um esforço conjunto entre órgãos do governo e parceiros da iniciativa.
“Foi um final de semana vitorioso para a equipe Geração UPP, com nossos atletas subindo ao pódio e mostrando talento e dedicação. Parabéns aos campeões e também aos nossos policiais instrutores, que fazem um excelente trabalho de prevenção e inclusão social nas comunidades”, destacou o Coronel Marco Andrade, coordenador geral de Polícia Pacificadora.
O projeto
Criado em 2009, o Geração UPP é um projeto da Polícia Militar voltado à inclusão social por meio do esporte. A iniciativa está presente em 33 comunidades e atua com o apoio de entidades como LBV, Unisuam, Prime Esportes, Boomboxe e Super Rádio Brasil.
Além da logística viabilizada pela pasta da PM, o deslocamento e a alimentação dos atletas contaram com suporte da Secretaria de Esporte e Lazer, da Legião da Boa Vontade (LBV) e da Super Rádio Brasil. Três ônibus foram fretados por meio da contrapartida social da Lei de Incentivo ao Esporte.
“As conquistas dessas crianças enchem de orgulho toda a Polícia Militar. Elas são a prova de que investir em esporte, educação e cidadania faz a diferença na vida das nossas comunidades. A Geração UPP é mais do que um projeto social — é uma semente de transformação, que mostra que o caminho do bem e do esforço é capaz de gerar grandes vitórias, dentro e fora dos tatames”, afirmou o secretário de Polícia Militar, Coronel Marcelo de Menezes.
2025-06-26 12:21:00